Obrigada

Obrigada

terça-feira, 25 de novembro de 2014

CRÔNICAS ESPÍRITAS –Egoismo

CRÔNICAS ESPÍRITAS – 3


Egoísmo

“Em todos os lances da evolução, seremos defrontados pelo egoísmo a entravar-nos o passo.
É sombra em nosso sentimento em forma de vaidade e tóxico em nosso raciocínio na feição de orgulho.
É veneno em nosso coração sob a máscara do crime e fogo em nossa alma, sob a capa agressiva da revolta.
É incêndio em nosso peito, sob a tempestade da cólera e gelo em nossas mãos, sob a inércia da preguiça.
Aparece em todas as fases do dia, ora sob a faixa do desculpismo de variados matizes, ora sob os mil modos com que apresentamos a nossa deserção da luta santificante.
Desvairado apego ao nosso "eu", o egoísmo, sem dúvida, é treva da ignorância ocultando-nos o caminho real de nossos deveres à frente da imortalidade sublime.
Se desejamos efetivamente alcançar a bendita claridade da ascensão, abandonemo-lo aos resíduos da estrada e, fugindo ao circulo estreito de nossa personalidade, através da ação constante no bem, consagremo-nos à Vontade do Senhor - única fórmula de libertação que nos conduzirá à felicidade verdadeira.
Cultivemos a boa vontade, a compreensão e a simpatia. E, aprendendo a servir sem descansar, seguiremos do vale escuro da ignorância para os cimos da vida, onde nos esperam as alegrias eternas da sabedoria e do amor.
                              
André Luiz, por Francisco Cândido Xavier da Obra Cartas do Coração.”


Com o egoísmo, palavrinha nada fácil, continuamos esta semana. 
Pergunto-me como uma “chaga da humanidade”, assim considerada textualmente por Emmanuel pode ter uma boa conotação, ainda mais considerando imperiosa sua extirpação para o bem da humanidade. A maioria de nós não deseja para si uma doença, nem moléstia leve ou ferida funda, pelo menos conscientemente.
Passei alguns dias refletindo, e durante a autoanalise ao me deparar com sentimentos egoísticos, a razão disparava logo a frase: “um pouco de egoísmo não faz mal”, está escrito na Codificação Espírita. Percebida a armadilha interna, observei como o egoísmo tende a se defender auto justificando-se.
Lembrei-me logo de pessoas que tem comportamentos pouco éticos, preconceituosos ou egoístas mesmo, que dizem: “mas está na Bíblia!” E olha euzinha fazendo o mesmo...
Se não houve erro de tradução na referência de Kardec, o egoísmo como sentimento seria praticamente neutro e dose-dependente, e apenas com seu abuso seria prejudicial. Faço uma analogia com algo material, uma determinada substância num remédio em gotas, que faria bem ou mal a depender da posologia. Na homeopatia até um “veneno” pode ter um efeito terapêutico, em pequenas doses, num período determinado e para a doença certa.
Mas, como nos faltam palavras para uma boa expressão das ideias, pedi licença aos Mestres para parafrasear a Kardec: “Este sentimento, o amor-próprio, contido em justos limites é bom em si...” ou “Esse instinto, de auto-preservação, contido em justos limites é bom em si....”
Agora vai ficar mais difícil cair nas armadilhas do egoísmo.
Como o egoísmo está relacionado ao apego, material ou imaterial, e muitas causas de sofrimento relacionam-se à perda ou à expectativa de perda, o desapego é um bom remédio. Desapego não só de bens materiais, mas de afetos e de crenças, afinal somos impermanentes nesses domínios.
O egoísmo é inimigo ferrenho da felicidade, da leveza, da paz de espírito, da verdade que liberta e esclarece, da partilha e do amor.
E, por mais inusitado que seja, Ayn Rand e São Tomás de Aquino tem algo em comum. No fim da era medieval, este religioso pensava em termos mais amplos acerca da humanidade. Ambos filósofos, uma extremamente racional e o outro místico, embora também racional, reputaram a felicidade como o maior objetivo do ser humano.
São Tomás de Aquino inclui o Divino e a bem-aventurança nesta busca, reforçando que a fé é uma valiosa aliada. Mas não qualquer “fé”.  Uma fé ancorada nos preceitos de Jesus Cristo, que traz o amor e a ética, nos tranquiliza e inunda de esperança.

OBS. Indico como referencia aos interessados este trabalho sobre São Tomás de Aquino: ÁGORA FILOSÓFICA
(http://www.unicap.br/ojs-.3.4/index.php/agora/article/view/152/139)
Muita PAZ para todos nós.
Francesca Freitas

Leia mais: http://www.cacef.info/news/cronicas-espiritas-3/?utm_source=copy&utm_medium=paste&utm_campaign=copypaste&utm_content=http%3A%2F%2Fwww.cacef.info%2Fnews%2Fcronicas-espiritas-3%2F



Recebi por esta postagem no Blog Espiritual, as lindas imagens abaixo, confira seguindo o link abaixo.
Obrigada a Kirally, Amada (filha do vento ) e Mago.

http://universo-espiritual.ning.com/profiles/blogs/assuma-o-lugar-que-seu-de-direito-com-propriedade




2 comentários:

  1. Boa noite Maria.
    Não tenho palavras para descrever a grandeza dessa postagem, parabéns!
    Obrigada pela partilha, abraço, lu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy Mara Mansanaris Obrigada por sua visita. Fico Feliz em saber que gostou da postagem, recebi via email, e pela beleza compartilhei. Seja Feliz Sempre. Maria Lopes.

      Excluir